Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia entrar nela, não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque penico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos Bobos
Número zero
(Vinícius de Moraes)
Quando Vinícius de Moraes compôs “A Casa”, ele realmente estava em um local muito engraçado e curiosamente artístico. O compositor estava em Punta Ballena, no Uruguai, mais precisamente na “Casapueblo”, a residência oficial de Carlos Paez Vilaró.
Localizada à beira do Rio Del Plata, a “escultura habitável” tem paredes assimétricas (e muitas), banheiros e uma impressionante exposição de obras de Vilaró.
Casapueblo
“Casapueblo” foi projetada pelo próprio artistas e demorou 30 anos para que ficasse pronta. Ali nada é convencional. A começar pelo fato do local ser a residência oficial de Vilaró e estar aberta à visitação diariamente, ao custo de U$6.
A mulher, o sol, o negro e o candomblé são símbolos recorrentes em seus trabalhos.
Na década de 1970, a família de Vilaró vivenciou uma tragédia. Um dos filhos mais velhos do artista e mais 49 jovens, estavam em um avião que caiu na Cordilheira dos Andes. As buscas oficiais duraram apenas dez dias. Foi quando Vilaró entrou em uma cruzada, acompanhado por chilenos, para encontrar o avião e possíveis sobreviventes. Dois meses após a queda do avião, eles encontraram 16 sobreviventes, entre eles o filho de Vilaró, que para vencer a fome e o frio intenso, praticaram canibalismo.
À beira do Rio del Plata, na Casapueblo
Ah! Antes de sair da “Casapueblo”, não se esqueça de preencher o ingresso, com os seus dados. Você poderá ser o ganhador de uma das obras do artista, em sorteios que realizados mensalmente.
Ali você também poderá adquirir livros, quadros e objetos de arte, todos assinados por Vilaró e ainda saborear um café na Taberna Del Rayo Verde.
Ali você também poderá adquirir livros, quadros e objetos de arte, todos assinados por Vilaró e ainda saborear um café na Taberna Del Rayo Verde.
Post muito lindo da minha terra! Sou uruguaio se precisarem mais dicas www.uruguias.com abraço
ResponderExcluir