sábado, 16 de abril de 2011

A história de Cachoeira – a Cidade Heróica


Cachoeira - Bahia

Esta cidade tem muito da história da Bahia e, principalmente, do Brasil. Cachoeira é um município localizado a 110km de Salvador e é uma das principais cidades do Recôncavo Baiano.



Praça de Cachoeira rodeada por velhos casarões


Ela foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico Nacional e é reconhecida como “Cidade Heróica”. Foi este lugar que mais recebeu escravo no Brasil e, em virtude disso, é rica sua cultura fruto da miscigenação do branco, do negro e do índio.



Escultura representando uma escrava


A cidade de Cachoeira está às margens do Rio Paraguaçu e sua arquitetura reúne casarões, igrejas e museus e teve seu auge no início do século XIX.




Rio Paraguaçu, que faz a divisa das cidades de Cachoeira e São Félix



A história diz que foi a sua liderança política durante as lutas pela independência do Brasil e da Bahia que fizeram com que Cachoeira tivesse projeção nacional.


Sede local do Ministério da Defesa

“A resistência cachoeirana contra os portugueses teve seu ápice em 25 de junho de 1822, quando o povo da cidade se reuniu e declarou Cachoeira livre de Portugal, mesmo sob a ameaça de uma escuna militar, fundeada no Rio Paraguaçu. Os habitantes das vilas e povoados do Recôncavo Baiano eram, na maioria, defensores da Independência”, está escrito em um cartaz da cidade.





Isto explica do fato de todo dia 25 de junho ser feriado estadual, e são prestadas muitas homenagens, inclusive à Maria Quitéria de Jesus Medeiros, uma jovem, da cidade que se vestiu de homem e fingiu ser soldado para lutar contra os portugueses. A cidade tem tanta importância para a Bahia, que todo dia 25 de junho, a cidade vira a sede do governo da Bahia e o Governador e os secretários fazem despachos dali mesmo. E, em 02 de julho de 1823, é a vez da Bahia declarar-se independente de Portugal.



Cachoeira


Considerada a segunda Capital da Bahia,Cachoeira é berço do escritor Castro Alves e da renomada enfermeira Ana Néri. E para consolo deles, caso algum dos dois tivesse cometido algum crime, certamente teriam lugar em uma das salas da cadeia municipal, reservado a presos ilustres.

Antiga Cadeia de Cachoeira


A antiga cadeia funciona como um museu, no prédio da Casa de Câmara.A cidade conta com 31 mil habitantes, e tem como principais produtos o fumo e o açúcar.

A cidade também conta com a Irmandade Boa Morte, um grupo religioso formado por negras, que entre tantas outras atribuições, eram responsáveis pelos mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário