sábado, 16 de abril de 2011

A história de Cachoeira – a Cidade Heróica


Cachoeira - Bahia

Esta cidade tem muito da história da Bahia e, principalmente, do Brasil. Cachoeira é um município localizado a 110km de Salvador e é uma das principais cidades do Recôncavo Baiano.



Praça de Cachoeira rodeada por velhos casarões


Ela foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico Nacional e é reconhecida como “Cidade Heróica”. Foi este lugar que mais recebeu escravo no Brasil e, em virtude disso, é rica sua cultura fruto da miscigenação do branco, do negro e do índio.



Escultura representando uma escrava


A cidade de Cachoeira está às margens do Rio Paraguaçu e sua arquitetura reúne casarões, igrejas e museus e teve seu auge no início do século XIX.




Rio Paraguaçu, que faz a divisa das cidades de Cachoeira e São Félix



A história diz que foi a sua liderança política durante as lutas pela independência do Brasil e da Bahia que fizeram com que Cachoeira tivesse projeção nacional.


Sede local do Ministério da Defesa

“A resistência cachoeirana contra os portugueses teve seu ápice em 25 de junho de 1822, quando o povo da cidade se reuniu e declarou Cachoeira livre de Portugal, mesmo sob a ameaça de uma escuna militar, fundeada no Rio Paraguaçu. Os habitantes das vilas e povoados do Recôncavo Baiano eram, na maioria, defensores da Independência”, está escrito em um cartaz da cidade.





Isto explica do fato de todo dia 25 de junho ser feriado estadual, e são prestadas muitas homenagens, inclusive à Maria Quitéria de Jesus Medeiros, uma jovem, da cidade que se vestiu de homem e fingiu ser soldado para lutar contra os portugueses. A cidade tem tanta importância para a Bahia, que todo dia 25 de junho, a cidade vira a sede do governo da Bahia e o Governador e os secretários fazem despachos dali mesmo. E, em 02 de julho de 1823, é a vez da Bahia declarar-se independente de Portugal.



Cachoeira


Considerada a segunda Capital da Bahia,Cachoeira é berço do escritor Castro Alves e da renomada enfermeira Ana Néri. E para consolo deles, caso algum dos dois tivesse cometido algum crime, certamente teriam lugar em uma das salas da cadeia municipal, reservado a presos ilustres.

Antiga Cadeia de Cachoeira


A antiga cadeia funciona como um museu, no prédio da Casa de Câmara.A cidade conta com 31 mil habitantes, e tem como principais produtos o fumo e o açúcar.

A cidade também conta com a Irmandade Boa Morte, um grupo religioso formado por negras, que entre tantas outras atribuições, eram responsáveis pelos mortos.

Tour por Montevidéu - 2

Se a sua intenção ao visitar Montevidéu é fazer compras no fim de semana, fique atento, pois o comércio de rua não funciona aos sábados à tarde e aos domingos. Mas a cidade é equipada com excelentes shoppings center que possibilitarão as compras. É bem provável que ao andar pela capital uruguaia você encontrará alguma feira de rua, onde são comercializados de um tudo: roupas novas e usadas, bandeiras, comida, louças e pratarias antigas, tecidos e rendas...

Feira de São Expedito



A sugestão para um passeio dominical é visitar os bairros residenciais Carrasco e Pocitos, onde estão belíssimas construções e com ruas muito arborizadas. Quem quiser ver a cidade do alto, poderá ir ao prédio da Prefeitura, onde lá existe um elevador panorâmico, com vista para toda a cidade. Outro local obrigatório é a Torre das Comunicações, uma obra do arquiteto Carlos Ott. Quem olha o prédio é impossível não se remeter a Dubai, afinal, foi Ott, que pensou o desenho original do edifício Burj Al Arab.

Torre das Comunicações

Outra construção uruguaia que chama a atenção é o Palácio Legislativo. Ele foi construído de 1908 a 1925 e foi inaugurado no centenário da declaração da independência do país. O prédio é uma construção de estilo greco-romano, recoberta por 52 cores diferentes de granito e mármore.



Palácio Legislativo


No centro da cidade, não encontramos muitos postes de luzes... as lâmpadas são aéreas, no meio das ruas...

Centro de Montevidéu

Próximo ao parque Battle você encontrará o monumento “Obelisco aos Constituintes”, de 1830, com 40 metros de altura. Ali estão três grandes estátuas, todas fixadas em uma obra de granito rosado, que representam a Lei, a Força e a Liberdade.



Obelisco aos Constituintes


Quando a fome apertar, não deixe de experimentar a “parrillada", o churrasco assado nas lenhas.



Parrillada


Para se passar por nativo do Uruguai, não se esqueça da garrafa térmica e da cuia... elas estão por todos os lugares do país!


Agora, uma uruguaia de coração!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Praça Independência

Bem pertinho do Club Uruguay está a Praça Independência, onde você encontrará a Puerta de La Ciudad, o centro da cidade velha. Esta praça foi projetada pelo arquiteto italiano Carlo Zucchi, em 1837. Na praça está a estátua equestre de José Artigas (herói nacional). Embaixo dela, encontra-se um mausoléu, com os restos mortais dele.







Praça Independência - espaço disputadíssimo!


Neste lugar você verá 33 palmeiras – uma referência aos 33 orientais que colonizaram o país. E ao fundo poderá visualizar o Palácio Salvo, um prédio residencial e comercial, que alguns dizem ser parecido com um bolo de noiva.


Palácio Salvo e uma das 33 palmeiras

Na praça também está localizado o Edifício Libertad, atual sede da presidência do Uruguai, bem diferente do que estamos acostumados a ver em Brasília.

Edifício Libertad

Localizado próximo à Praça da Independência, está o Teatro Sólis. A construção é de 1856 e tem a melhor acústica de todos os teatros da América Latina. Às quartas-feiras, a entrada no teatro é gratuita.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Tour por Montevidéu

A capital uruguaia tem muito a ser visitado e desfrutado! É tanta coisa para falar sobre esta cidade fascinante, que certamente não caberia neste blog!

O Uruguai não tem mais do que 3,3milhões de habitantes e deste total, 1,8 milhão de pessoas vivem em Montevidéu. O país também tem 7% da sua população negra e o número que mais me impressionou: menos de 2% da população é analfabeta. Lá, o Estado é laico, ou seja, não há uma religião oficial, embora uma grande parcela da população se declare católica.


Uruguai
Nada melhor do que começar o seu tour, pela Cidade Velha. Seguindo pela Avenida 18 de Julho, a principal de Montevidéu e a data da independência do país, você encontrará prédios históricos, com arquitetura belíssima. Visite a Cidade Velha, onde você encontrará o Mercado Central (não deixe de visitar - é um espetáculo à parte).

Club Uruguay


Ali pertinho, está a Plaza de La Contituición, mais conhecida como Praça da Matriz e aí estão localizados o Club Uruguay, o Cabildo, o Museu Histórico Municipal e o Arquivo. A praça é belíssima e convidativa para um passeio noturno.


O Club Uruguay é um espetáculo à parte. O prédio é uma obra do engenheiro e arquiteto italiano Luigi Andreoni e sua arquitetura é eclética, imitando o estilo dos clubes privados ingleses.

Lá você encontrará obras de artes do chão ao teto e dos terraços terá uma belíssima vista da praça.