BALAS DE BANANA
O slogan “É impossível comer só um” poderia ser aplicado às tradicionais balas de banana produzidas
no litoral paranaense. Embaladas em papel ou plásticos, as balas são feitas com produtos naturais, sem uso
de conservantes e aditivos químicos e a matéria-prima vem da própria região, das propriedades dos pequenos produtores rurais.
CHIPS
Os chips feitos de fatias finas e fritas de banana são petiscos que acompanham as rodas de cerveja à beira-mar e podem ser servidos salgados ou doces.
BARREADO
Considerado o prato típico do Paraná, o barreado é preparado há mais de três séculos na região litorânea.
O termo barrear vem da mistura à base de mandioca e água utilizada para vedar uma panela de barro onde
carne, toucinho, temperos e água cozinham por 24 horas. O prato é acompanhado de banana, laranja, arroz
e farinha de mandioca.
CAMBIRA
A cambira combina o sabor do peixe seco ou defumado com a suavidade da banana da terra. Esta receita exótica, preparada desde os tempos coloniais, forma o prato típico de Pontal do Paraná. A origem do nome se deve à espécie de varal onde se salga e defuma o peixe. Para preservar as características originais do prato e realçar o sabor dos ingredientes, a cambira deve ser feita em uma panela de barro.
CACHAÇA
A relação da cachaça com o Paraná chegou a virar verbete no Dicionário Aurélio como sinônimo de morretiana, pela tradição dos alambiques localizados em Morretes. A estimativa é que existam no
estado 300 alambiques. A cachaça paranaense pode ser encontrada em mercados municipais e em lojas
especializadas.
OSTRAS
As ostras nativas cultivadas na Baía de Guaratuba foram avaliadas por especialistas japoneses e classificadas como as terceiras mais saborosas do mundo. A Universidade Federal do Paraná faz a análise sanitária das ostras, garantindo um produto saudável e fresco.